28º CBE
XXVIII Congresso Brasileiro de Espeleologia
Campinas SP - 07 à 10 de julho de 2005
O Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE) teve sua primeira edição em 1964, sendo realizado a cada dois anos, tem como objetivo reunir pesquisadores, exploradores, estudantes e ambientalistas voltados ao estudo e proteção das cavernas brasileiras.
Para esta edição do evento (28ª) estão programadas atividades visando a difusão do conhecimento espeleológico, seja através da apresentação de trabalhos e troca de informações, seja através de cursos, saídas a campo e outras atividades de pré e pós congresso.
VENHA PARA O MUNDO DAS CAVERNAS
A inscrição no congresso dá direito a apresentar e assistir a apresentação de trabalhos, participar do concurso fotográfico, assistir as palestras, se inscrever em mini-cursos e outras atividades (opcionais), além de material de apoio e um exemplar dos anais do congresso.
PROGRAMAÇÃO
PRÉ-CONGRESSO
01 à 03/07/2005- Viagem Técnica as Cavernas do Valeo do Ribeira (inscrições até 15/06/2005)
06/07/2005- Curso de Topografia de Cavernas: básico - Ronaldo Jorge Welzel (Espeleólogo membro da União Paulista de Espeleologia);
- Curso de Orientação Carta/Bússola/GPS - Rogério Dell'Antonio (Geógrafo e espeleólogo membro do Espeleo Grupo de Rio Claro);
- Curso Noções de Arqueologia Espeleológica - Washington Simões (Historiador e espeleólogo membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Espeleologia).
06 e 07/07/2005- Curso de Introdução à Espeleologia - José Ayrton Labegaline (Espeleólogo e Presidente da Union Internacionale de Spéléologie);
- Curso de Técnicas Verticais: básico - Luis Roberto Bueno Martins e Ricardo Perez (Espeleólogos e membros da Comissão de Espeleo Resgate da Sociedade Brasileira de Espeleologia).
07/07/2005- Curso de Topografia de Cavernas: avançado - Ricardo de Souza Martinelli (Espeleólogo membro da União Paulista de Espeleologia);
- Curso de Biologia e Ecologia de Cavernas - Rodrigo Lopes Ferreira (Doutror em Bioespeleologia da Universidade Federal de Minas Gerais);
- Curso Elementos de Paleontologia Espeleológica - Celso Lira Ximenes (Paleontólogo e espeleólogo membro do Grupo de Expedições Espeleológicas do Ceará);
- Curso de Introdução à Geologia do Carste - Willian Sallum Filho (Doutor em Geologia e membro do Instituto Geológico)
CONGRESSO
07/07/2005
Noite - Solenidade de Abertura
08/07/2005
Manhã e Tarde:
- Apresentação de trabalhos em plenária (aproximadamente 10 trabalhos)
Noite - Palestra:
- Turismo em cavernas: José Ayrton Labegaline (Espeleólogo e Presidente da Union Internacionale de Spéléologie);
- Recentes pesquisas bioespeleológicas no México: José G. Palacios Vargas (Doutor em Biologia e espeleólogo membro da Federación Espeleológica de América Latina y el Caribe e da Union Mexicana de Agrupaciones espeleológicas).
09/07/2005
Manhã e Tarde:
- Apresentação de trabalhos em plenária (aproximadamente 10 trabalhos)
Noite - Palestra:
- Cavernas em Gesso na Argentina: Carlos Benedetto (Espeleólogo e membro da Federación Espeleológica de América Latina y el Caribe e da Federación Argentina de Espeleología);
- O que é a UIS: José Ayrton Labegaline (Espeleólogo e Presidente da Union Internacionale de Spéléologie);
10/07/2005
Manhã:
- Assembléia Geral Ordinária da SBE: Aprovação de moções, eleição de diretoria, etc.
Tarde:
- Inauguração da Biblioteca "Guy-Christian Collet" e sede SBE: no parque Taquaral
Inscrições e outras informações:
http://www.sbe.com.br/28cbe.asp
Atenção: Esta matéria não expressa necessariamente a opinião do site, sendo a procedência e exatidão das informações aqui descritas de inteira responsabilidade do autor.