block

O Agito Brasil está presente em 243 cidades no Brasil. Confira!

A Educação no Brasil - Agito Campinas

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

A Educação no Brasil


Por André Ricardo

Esse tema parece ser tão complicado de ser discutido, não é? Porém, se for analisar com cuidado, é bem simples. Analisem: Quais seriam os problemas da educação brasileira? Quais são as vantagens de ter uma educação como essa? Por que os políticos são negligentes quanto a esta situação? E por que não fazemos nada. Qual seriam as soluções?
Os problemas são os seguintes: falta qualidade no ensino, péssima estrutura das escolas, falta interesse dos alunos, criação dos pais, professores desqualificados, negligência política.

Todos esses problemas estão num ciclo, pois cada um gera o problema de outro. Por exemplo, a criação dos pais perante os filhos provoca o desinteresse dos alunos (filhos) na escola. Gerando, indiretamente, uma falta de qualidade no ensino e professores desqualificados, pois não existe exigência dos alunos perante o governo brasileiro cujo é um direito deles e fora a péssima estrutura das escolas.
As vantagens desse ensino, sinceramente, não vemos muitas, porém existem: Nossa qualidade de vida é “maior”. Por exemplo, no Japão os garotos estudam tanto que acabam cometendo suicídio, porque querem ser os melhores em tudo. E isso é impossível, pois para isso que existem pessoas diferentes para poder transmitir o conhecimento a outros. O grande filósofo Sócrates disse: “Só sei que nada sei.” Por que se não fosse assim, ninguém precisava de ninguém. E isso não existe, concorda?
Em relação aos políticos, eles tomam essas atitudes, sabe por quê? Primeiro, não querem que a população brasileira tenha conhecimento, pois, senão, vai exigir demais, daí será ruim para eles, porque terão que gastar demais o seu “precioso” capital com a nossa população. É um caso os nossos políticos que se dizem “cidadãos brasileiros”.

Abordando a penúltima pergunta, a resposta é bem simples, nós somos bastante acomodados e não possuímos conhecimentos suficiente sobre os determinados assuntos para fazer alguma exigência aos políticos. Nós só queremos aprender uma coisa e pronto, pensamento errado. Hoje, o nosso sistema capitalista exige que sejamos multifuncionais, pois tudo está interligado. Por exemplo, a área de Medicina mesmo, cobiçada por todos alunos do colégio quando estão no Ensino Médio, essa área precisa de conhecimento de todas as matérias desse ensino, fora de Direito, de Informática, de Meio Ambiente.

Respondendo a última pergunta, seriam bem simples as soluções:
• Mudar nossas atitudes e pensamentos, principalmente, conhecer nossos direitos e as leis do próprio país.
• Sentir prazer em estudar e adquirir conhecimento.
• Exigir dos políticos.

Resumindo em uma única frase: fazer a nossa parte...
Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.