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Dicas de alimentação para o diabético - Agito Campinas

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Dicas de alimentação para o diabético


Dicas de alimentação para o diabético

Para que o tratamento do diabetes seja efetivo, é importante o acompanhamento regular com o médico, dieta personalizada e equilibrada, atividade física regular bem como controle emocional.
Embora a dieta (ou plano alimentar) seja individualizado podemos fornecer algumas dicas que auxiliará no controle geral da glicemia (açúcar no sangue) e beneficiar o tratamento do diabetes:

- Procure ajuda profissional (médico e/ou nutricionista) para estabelecer o seu plano alimentar individual;
- Monitorar a glicemia freqüentemente para melhor avaliação médica e nutricional;
- Anotar os horários em que mediu a glicemia e o alimento que comera antes e/ou após esse horário;
- Manter alguma atividade física regular com o acompanhamento médico ou de um educador físico capacitado;

Quanto à alimentação:

- Fracionar as refeições diárias em 3 principais (café da manhã, almoço e jantar) e entre elas faça pequenos lanches, como uma fruta ou um iogurte dietético ou leite;
- Evitar açúcar simples e produtos que o contenha, como balas, refrigerantes, chicletes, mel, açúcar mascavo, cana-de-açúcar, doces, compotas de frutas, chocolates, biscoitos recheados ou de leite etc;
- Substituir doces ou açúcar por adoçantes dietéticos (como aspartame, sucralose, ciclamato de sódio e/ ou sacarina sódica) ou produtos que os contenham;
- Aumentar o consumo de fibras dietéticas, como frutas com casca e/ ou bagaço, verduras cruas e legumes, aveia e outros cereais integrais;
- Consumir de 2 a 3 porções de frutas ao dia, sendo uma em horário diferente da outra;
- Beber mais de 2 litros de água por dia;
- Evitar bebidas estimulantes como: café, chá preto ou mate, que podem interferir no controle da glicemia;
- Consumir em cada grande refeição, apenas uma fonte de carboidrato (arroz ou batata ou mandioca ou macarrão ou farinhas ou pão ou biscoito ou aveia etc) na quantidade determinada a seu plano alimentar;
- Reduzir o uso de gorduras ou óleos da alimentação;

Lembre-se sempre de que qualquer coisa em excesso é prejudicial. Portanto, viva em equilíbrio e tenha saúde!


Leslie R. de Barros – Nutricionista Clínica
CRN-3: 16519/ P – lebar@uol.com.br
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